Imagem capa - 8 DICAS E INSPIRAÇÕES CRIATIVAS PARA AS DAMINHAS E PAJENS DE CASAMENTO por EVERTON VILA FOTOGRAFIA
DICAS PARA NOIVAS

8 DICAS E INSPIRAÇÕES CRIATIVAS PARA AS DAMINHAS E PAJENS DE CASAMENTO

Tem momento mais fofo no casamento do que na entrada das daminhas e pajens?!
É sempre uma surpresa… Algumas choram, outras resolvem não entrar, tem aquelas crianças que entram sorrindo, e acreditem, já fotografamos até pajens que entraram correndo! Mas, mesmo com a imprevisibilidade, o certo é que elas sempre trazem leveza, e arrancam suspiros e sorrisos de todos os convidados do casamento.
Como hoje em dia, a gente pode (e deve) personalizar ainda mais os casamentos, conseguimos trazer ainda mais fofurices para este momento, e deixar a tradicional entrada das alianças ainda mais a cara de vocês noivos, com elementos que também façam parte da histórias de vocês. E é por isso, que separamos 8 dicas valiosas para as Daminhas e Pajens deixarem o seu grande dia ainda mais incrível!




Então, vamos as dicas?!


Quem convidar para ser meu pajem ou daminha?


Sejam crianças ou adultos, o mais importante é que seus pajens e daminhas tenham afinidade com vocês. Não precisa especificamente, ter algum grau de parentesco, mas sim, que faça parte da vida e da histórias de vocês, pois é isso que vai deixar tudo ainda mais gostoso e emocionante no Grande Dia.



Mas, e se não tivermos crianças para convidar?


Já pensou o quão especial seria, se os seus Avós assumissem este papel?
Além de ser lindo, os avós sempre se sentem honrados e orgulhosos de fazer algo especial para os Noivos no dia do Casamento. Convide seus avós para levarem as suas alianças, temos certeza que eles irão amar!




Seus Pets, também podem fazer parte desse momento!


Outra ideia super legal e divertida é incluir os seus pets como pajens. Além de fofos, eles também sempre deixam o clima mais leve. Mas é importante que, eles de entrarem acompanhados de um adulto ou criança maior, e deixar sempre seu Pet com um responsável antes, e durante a cerimônia. Assim, você garante que seu cãozinho esteja bem o tempo todo, afinal, eles também precisam de conforto e cuidados.






Tem idade certa para ser Daminha ou Pajem?


O fato é que: todo mundo ama e acha muito fofo crianças pequenininhas participando do casamento. Maaas, é importante lembrar que, criancinhas muuuito pequenas são sempre as mais imprevisíveis, e corre ainda mais o risco delas não entrarem.

O ideal é que elas tenham a partir dos 4 anos de idade, pois elas já entendem um pouquinho do que está acontecendo.


O que as Daminhas e Pajens podem levar no dia do Casamento?


Bom, essa é uma dúvida e tanto, afinal, hoje em dia podemos fugir um pouquinho do tradicional, e deixar a criatividade tomar conta do casamento! Além disso, as crianças podem exercer outras funções nesse dia, e não precisam somente fazer a tradicional entrada das alianças. Elas podem entrar com flores, com a bíblia, com plaquinhas divertidas anunciando a entrada da noiva, podem também levar a Santa de devoção do casal, ou simplesmente levar as alianças de uma forma mais criativa, como uma boneca, balões, ou algum outro objeto que seja um porta alianças mais a cara do casal. Por exemplo, como nós somos fotógrafos, em nosso casamento, nossos pajens e daminha levaram as alianças junto com a nossa primeira câmera fotográfica! Isso trouxe ainda mais personalidade para o nosso casamento e foi super especial.
Por isso, separamos aqui algumas ideias e inspirações em fotos, do que seus pajens e daminhas podem levar nas mãos:





Porta alianças bordado para casamento criativo no campo



Quais roupinhas usar?


Quando se fala das roupinhas dos pajens e daminhas, a principal dica é: elas precisam estar confortáveis! Não queremos nada incomodando as crianças a ponto de deixá-las estressadas com algo. Por isso, vista seus pajens como crianças! Garanta que eles fiquem à vontade!



vestido de daminha princesa para casamento de dia. daminhas de casamento com cabelo solto

Outra dica importante é: as roupinhas das Damas e Pajens, precisam ter harmonia com a proposta do casamento! Se é um casamento mais clássico, procurem vestidos que irão condizer com essa proposta, mas, se seu casamento for externo, no campo ou praia, vista os pequenos com roupinhas mais leves e fluídas. 



daminhas de casamento clássico na igreja


Penteados das Daminhas


É lindo ver pequenas daminhas que mais parecem princesas ou mini noivinhas né. Mas é importante tomar cuidado com exageros! Na hora de escolher o cabelo para as Daminhas, nossa sugestão é, não escolher penteados que demandem muito tempo para ficarem prontos. É importante que as crianças se sintam bem, e à vontade. Sem contar que, mesmo com as Daminhas mais clássicas, é possível deixá-las verdadeiras princesas com penteados de simples. 



lindas daminhas com vestidos leves para casamento no campo

daminhas com vestidos minimalistas e flores no cabelo para casamento clássico


E se eles não entrarem? 


Eis, que deixamos por último, o maior medo de toda noiva, quando se trata das daminhas e pajens: e se eles não entrarem no casamento?
Antes de tudo, é muito importante conversar com as crianças para que elas entendam o que irão fazer nesse dia. Vocês podem incentivá-las de uma forma criativa, e prepará-las para que elas não se assustem no momento de entrarem, afinal, toda atenção vai se dirigir a elas naquela momento, e é natural algumas ficarem com um pouquinho de vergonha. Ensaiar com elas antes, é uma ideia muito interessante, e na dúvida, avise os pais e sua equipe de assessoria, para que alguém entrem com elas segurando a mãozinha.



mae levando daminhas no casamento daminha e pajem entrando no casamento com sua mãe

Mas, se mesmo cuidando de tudo, e seguindo todas as nossas dicas eles não entrarem, não se preocupe. Como já falamos, são crianças, e elas são imprevisíveis. É sempre uma surpresa o que vai acontecer, e é exatamente essa a parte mais legal de tudo! Por isso, curta esse momento, e independente de como ele aconteça, temos certeza de que será especial e lindo!




E é isso!! Esperamos de coração ter ajudados vocês com esse post, e se você gostou comenta aqui embaixo e conta para a gente!!