Imagem capa - 10 DICAS PARA UM CASAMENTO NO CAMPO PERFEITO por EVERTON VILA FOTOGRAFIA
DICAS PARA NOIVAS

10 DICAS PARA UM CASAMENTO NO CAMPO PERFEITO

Ahhhhh o Casamento no Campo!

Só de imaginar já começamos a suspirar... A cerimônia ao ar livre sob a luz do pôr-do-sol, aquele vestido de noiva super leve e suave, e a natureza como palco principal para tornar tudo ainda mais mágico! Que sonho!

Além de ser super romântico e aconchegante, o Casamento no Campo traz inúmeras possibilidades de ter uma cerimônia super original e cheia de personalidade. Era assim, que Eu e o Everton também sonhamos e realizamos, porém, sabemos que fazer um casamento no campo, pode não ser uma tarefa muito simples, e são inúmeras as preocupações das Noivas que sonham e querem se casar ao ar livre. Por isso, convidamos a Assessora de Casamentos Nadia Fulco, que foi nossa Assessora, para junto com a gente listar 10 dicas essenciais para você ter o Casamento no Campo Perfeito.

Então, fiquem atentas, que vou dividir algumas dicas minhas, de Noiva para Noiva, além de compartilhar algumas ideias do nosso próprio Casamento para inspirar vocês!



Foto: Everton Vila Fotografia | Casamento Priscila & Marcos



1. COMO SABER SE O CASAMENTO NO CAMPO FAZ MEU ESTILO?


Sabemos que quando as Noivas, de fato se tornam Noivas, se inicia um processo incansável de pesquisas e procura por inspirações de Casamentos. Olhamos decorações, vestidos, fotos de outros casamentos, e é nesse momento que você Noiva, precisa analisar o que realmente faz seu coração bater mais forte.

Mas atenção: é preciso entender se o perfil de vocês realmente combina com um casamento diferente e criativo, e não com um casamento clássico. Por isso é importantíssimo conversar com seu noivo, para que avaliem juntos, se de fato sonham em se casar no Campo, e se estão dispostos a assumir todos os riscos para ter uma cerimônia  externa.

Vale lembrar que, é muito importante gostar do sol, da luz do dia, da natureza e do vento, pois são esses os principais elementos que deixam a cerimônia de casamento ao ar livre tão mágica.



Foto: Everton Vila Fotografia | Casamento Retrô Rebecca & Vitor



2. QUAL A MELHOR ÉPOCA DO ANO PARA SE CASAR NO CAMPO?


A escolha da data é algo muito pessoal para o casal. Muitos acabam optando por datas que sejam especiais, como aniversário de namoro e outras datas comemorativas. 

Com relação a época do Ano, não podemos dizer com certeza, quais serão as épocas de chuva, por exemplo, pois não temos mais as estações tão definidas. Além disso, tudo depende da região em que será o evento, pois algumas regiões do nosso país são mais chuvosas, enquanto outras são mais quentes.

O que vale sim avaliar, é se o casal prefere épocas não tão quentes ou não tão frias, pois se a Noiva sonha em se casar com um vestido de manguinhas, escolher um pleno Verão não será muito legal, e ai aconselho a procurar os meses em que os dias já estejam mais frescos.

Uma outra dica interessante é correr de alguns feriados, como por exemplo, Dia dos Namorados, onde o consumo de Flores é mais alto e pode acabar encarecendo seu orçamento.


3. QUAL O MELHOR HORÁRIO PARA INICIAR A CERIMÔNIA DE CASAMENTO AO AR LIVRE?


Eis aqui um item importantíssimo: quem quer se casar no campo, quer aproveitar a luz do dia, certo? Afinal de contas, é ela que deixa tudo ainda mais incrível.

Por isso o primeiro item é: conte com atrasos!

Pense no tempo de deslocamento dos convidados até o local da cerimônia, pois pode ser longe ou de difícil acesso. Colocar no convite 30 minutos antes do horário que você realmente quer que a cerimônia comece, pode ajudar a evitar atrasos.

O segundo item é: avalie o horário de verão e não tenha medo de começar o seu casamento mais cedo!

Se você sonha em se casar sob a luz do pôr-do-sol, não marque a cerimônia para o horário do pôr-do-sol.

Entenda mais ou menos quanto tempo sua cerimônia vai durar. Será em média uma hora ou quarenta minutos? Então marque para iniciar duas horas antes do pôr-do-sol. É importantíssimo que a cerimônia termine ainda de dia, pois assim, nós fotógrafos ainda vamos ter luz para fotografar vocês, e aproveitarmos o Sol e aquela luz mágica e amarelinha do final da tarde.




Foto: Everton Vila Fotografia | Jéssyka & Thiago


Se o casamento for pela manhã, normalmente ele vai se estender para um almoço. Mesmo assim, tente não marcar a casamento muito tarde, para não ficarem expostos a uma luz do sol muito forte. Além do incomodo, também não é muito legal para a fotografia. A dica é: marque o casamento um pouquinho mais cedo e verifique se no local da cerimônia vai ter sombra, se sim tudo fica mais tranquilo.


4. AVALIE BEM O LOCAL ESCOLHIDO.


Qual é o primeiro passo para qualquer casamento? Rascunhar uma lista de convidados, certo? 

A partir daí, seja no sítio, fazenda da família, ou em locações próprias para esse tipo de eventos, analisem se o local realmente consegue acomodar a sua lista de convidados com conforto!

Avaliar a infraestrutura do local também é muito importante. Certifique-se se o espaço tem uma boa cozinha, banheiros, uma casa de apoio, estacionamento e espaço suficiente para acomodar bem a equipe de fornecedores que vão trabalhar no seu casamento. É importantíssimo também dar suporte a toda equipe de fornecedores, para que tenham condições de oferecer o melhor de seus serviços e realizem o que você contratou.




Foto: Everton Vila Fotografia | Bodas Roseane & Pedro


5. QUE TIPO DE CARDÁPIO COMBINA PARA ESSE ESTILO DE CASAMENTO?


Que tal dar uma inovada no cardápio?! 

Se o casamento for de manhã, o que acham de um casamento Estilo Brunch, bem reforçado e gostoso, sendo servidos em mesas comunitárias? E se for no final do dia para se estender até a noite, vamos trocar o tradicional jantar por algumas rodadas de finger foods e outras comidinhas diferentes, onde seus convidados não tenham aquela formalidade de sentar em lugares marcados?

Enfim, são inúmeras as possibilidades, mas é importante você conhecer o que seus convidados gostam e principalmente o que vocês Noivos gostam!

Até mesmo o cardápio precisa combinar com vocês, por isso inovem e não tenham medo de ser criativos.


 Foto: Everton Vila Fotografia | Casamento Priscila & Marcos | Mesas Comunitárias 



6. QUAL ESTILO DE DECORAÇÃO MELHOR COMBINA PARA CASAMENTOS NO CAMPO?


Aqui podemos dizer que tudo é possível!

A melhor parte de se casar no campo é que ele permite trabalhar detalhes os quais vão deixar sua cerimônia super personalizada e original. 

O que acham de abusar nas cores e ter uma decoração cheia de vida? Pode ser rústico, boho, industrial e até mesmo temático. Mas o mais importante: tem que ser a “cara dos noivos!”

Definam o estilo de decoração que mais combinam com vocês, e personalizem o máximo de itens que vocês conseguirem, como papelaria. Lembrem-se que, decoração não é só investir em flores. Façam com que seus convidados enxerguem vocês em cada detalhe, pois a decoração tem um poder muito forte de comunicação visual.



 Foto: Everton Vila Fotografia | Casamento Priscila & Marcos | Decoração Inspirada em Viagens 


7. A PERGUNTA MAIS TEMIDA: E SE CHOVER NO DIA DO MEU CASAMENTO?


Sim, pode ser que chova no dia do seu casamento! E infelizmente não conseguimos controlar os fenômenos naturais.

Mas a boa noticia é que: vocês não precisam perder o sono por conta do risco de chover, pois a chuva não é capaz de atrapalhar o que foi bem planejado!

Por isso planeje-se muito bem. Não tenha somente o Plano B, e sim plano A, B e C. Analise bem o espaço com sua Assessora e deixe tudo bem claro e organizado: se chover muito, o espaço será suficiente para acomodar todos os convidados abaixo de uma cobertura? E se chover pouco, o que acham tendas de cristal? Se só garoar, vamos oferecer guarda-chuvas para todos... Confesso que seria o máximo fotografar um casamento assim...Hehehe…

Enfim, são várias as possibilidade, mas o fato é: faça chuva ou faça sol o casamento vai acontecer, pois existem pessoas que vocês escolheram com tanto carinho esperando por vocês. 

Então, analise bem as opções com seu noivo, e deixe tudo isso bem claro e organizado com sua Assessora e toda a equipe de fornecedores, assim vocês evitam frustrações e decepções nesse dia onde tudo tem que ser perfeito! Lembre-se sempre que: para quem sonha em se casar no campo correr riscos é inevitável, e por isso precisam estar preparados para tudo.

Agora vou deixar aqui uma dica de Noiva para Noiva: quando vocês contarem as pessoas (convidados e familiares) que o casamento será ao ar livre, elas sempre vão fazer essa pergunta: E se chover? Infelizmente não tem como fugir, e sempre vão questionar você Noiva, sobre esse assunto. Por isso, ao responder, demostre-se segura e diga que está tudo certo e planejado para qualquer tipo de imprevistos! Não deixem as pessoas colocarem medo em vocês. É o seu sonho e do seu noivo, por isso lute por ele!

E agora vamos encerrar esse assunto Chuva né! Hehehehe...



Foto: Everton Vila Fotografia | Bodas Roseane & Pedro | Tendas de Cristal Para Plano B


8. PRIORIZE O CONFORTO E SEJAM CRIATIVOS!


Noivas, alguns convidados podem se atrasar, mas alguns com certeza vão chegar mais cedo. O que acham de ter disponível algo super especial para a chegada deles, como um Welcome Drink? Um cantinho com água saborizada bem geladinha para que eles possam se refrescar...

Disponibilize leques, repelentes, filtro solar, lágrimas de alegria ou até protetores de salto. E o mais legal é que tudo isso pode ser personalizado, enriquecendo ainda mais a identidade do casamento de vocês. No meu casamento e do Everton, por exemplo, personalizamos vários itens, e além de os convidados acharem o máximo, tudo foi super útil. Quem sabe em um próximo post eu não posso disponibilizar as artes para vocês baixarem e ensiná-las a fazer? O que acham da ideia?

Outra dica importante é: avisar seus convidados que o casamento será no campo! Assim eles podem se preparar melhor e se vestir adequadamente para esse dia, sem roupas muito pesadas ou saltos muito altos e finos.



Foto: Everton Vila Fotografia | Bodas Roseane & Pedro | Leques de Madeira Personalizados


9. NOIVAS, QUE TAL SE ARRUMAREM NO LOCAL DO CASAMENTO E ACOMPANHAR TUDO DE PERTINHO?


Não seriam o máximo acompanhar de pertinho a montagem da decoração, os bastidores e ver acontecer de camarote cada pedacinho de tudo que vocês sonharam? 

Essa é uma das vantagens de fazer o Dia da Noiva no local do casamento, mas a melhor parte é que as possibilidades de ter fotos do making off super diferente são enormes, pois além de termos espaço de sobra, as condições de luz são muito mais lindas do que ficar entre quatro paredes de um salão de beleza. Além disso, vocês podem estar evitando possíveis atrasos.

Outra coisa importante é, vocês ficaram prontas a tempo de fazer algumas fotos com calma. No casamento da Priscila & Marcos, a Pri ficou prontinha uma quarenta minutos antes da cerimônia. Assim eu consegui percorrer com ela por todo o espaço do casamento e fizemos lindas fotos.

Já imaginaram você e suas madrinhas brindando em meio as árvores ou em volta a piscina? Ou você Noiva se maquiando naquela casa aconchegante que todo sítio ou fazenda tem?

O meu making off também foi mais ou menos assim, e já adianto que nós fotógrafos amamos! Hehehehe…




Foto: Everton Vila Fotografia | Casamento Priscila & Marcos


Foto: Everton Vila Fotografia | Casamento Thayse & Felipe


10. A GRANDE DICA PARA UM CASAMENTO NO CAMPO PERFEITO:


E agora vou deixar a maior dica de todas: noivas, se esse é realmente o sonho de vocês, siga em frente, assuma os riscos, planeje-se  e vá até o fim! Tenha bons parceiros e fornecedores ao seu lado, os quais você confie e que realmente vão fazer acontecer independente de quaisquer circunstâncias. No final, tenho certeza que vai valer a pena correr todos os riscos para viver esse dia tão sonhado!

Nós vivemos tudo isso, tivemos as mesmas dúvidas e incertezas, e hoje digo de coração emocionado que faria tudo de novo, exatamente do mesmo jeito, pois foi o dia mais incrível e feliz de nossas vidas!



Foto: Mansano Fotografia | Casamento Érica & Everton Vila | Nosso Tão Sonhado Casamento no Campo


Ah, quero ver nos comentários se vocês realmente gostaram de todas as dicas! E por favor, nos ajude a ajudar vocês: conte para nós suas dúvidas e nos mandem sugestões para os posts futuros.

Espero que tenham gostado do nosso primeiro Post aqui no nosso Blog, e desejo de coração que todas essas dicas ajude vocês a realizarem o casamento dos sonhos!